Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Classes de Substâncias Dopantes

Existem 5 classes de substâncias dopantes: estimulantes, narcóticos analgésicos, diuréticos, esteróides anabolizantes e hormônios peptídicos.

  • ESTIMULANTES
Visam diminuir a sensação de fadiga. São usados por praticantes de esportes coletivos, como basquete, vôlei e futebol. Também servem para atletas de provas de longa duração, como a maratona e a marcha. Fazem parte desse grupo as anfetaminas, a efedrina e a cafeína. A cocaína, que também integra o grupo, não é considerada doping, já que provoca mais prejuízos do que benefícios ao desempenho físico. Continua proibida por uma questão de marketing social: haveria um escândalo e uma forte pressão da sociedade se o IOC resolvesse retirá-la da lista de substâncias proibidas no esporte. O mesmo ocorre com a maconha. a.Estimulantes (efedrina, cocaína, dimetamfetamina, cocaína, cafeína(se acima de 12 ug/l, na urina), fenilpropanolamina, etc.)
  • NARCÓTICOS ANALGÉSICOS

Não são usados para melhorar o desempenho mas para aliviar a dor. São empregados em quase todas as modalidades. b.Analgésicos narcóticos (metadona, morfina, heroína, fenazocina, etc.)

  • DIURÉTICOS
Atendem a duas finalidades: servem para perder peso (no caso de modalidades divididas em categorias por peso, como boxe, judô e levantamento de peso), ou para mascarar o doping - ao aumentar o volume de urina, o diurético faz com que os traços de substâncias apareçam mais diluídos no exame. d.Diuréticos (bumetanida, clopamida, mannitol, etc.)
  • ESTERÓIDES ANABOLIZANTES

São hormônios sintetizados e servem para aumentar a massa muscular. São utilizados em esportes que exigem força, explosão e velocidade, como levantamento de peso e atletismo. .Esteróides Anabólicos (colesterol, nondrolona, testosterona, bolasterona, etc.)

  • HORMÔNIOS PEPTÍDICOS

São substâncias naturais cuja molécula é formada por dois aminoácidos ligados (um peptídeo). Sua função principal é a fixação de proteínas no organismo. São utilizados em esportes de potência ou força pura, como arremesso, ciclismo, remo e levantamento de peso. e.Hormônios glicoprotéicos e peptídicos (gonadotrofina, EPO, IGF-1)OS

Nenhum comentário: